Saber conversar com pessoas, clientes, fornecedores hummmmm 👔

Desde que acordamos até nos deitarmos somos obrigados a lidar com pessoas. Outros, nomeadamente eu, também têm que lidar com uma pessoa pequenina que tem o dom de me fazer levantar durante a noite, mas isso é conversa para outro post, noutro sitio,....voltando ao que interessa.
Ás vezes é difícil manter-mo-nos calmos e satisfazer todos Aqueles com quem falamos diariamente. Pedidos para ontem, reclamações, pedidos complexos ou incomuns, emails a cair, chamadas constantes...aiiiiiiiii.....é nesta altura ( a do aiiii, perceberam?) que têm que PARAR e repetir para vocês: INSPIRA, RESPIRA E NÃO PIRA.
Sigam os meus conselhos (se quiserem acrescentar algum são bem vindos) e vivam um dia de cada vez:
1 - Orgulhe-se do que faz
Tenho orgulho no seu trabalho. Seja vendedor, caixa de hipermercado ou dono de uma empresa. Não interessa. Durante o seu horário de trabalho você é a cara da empresa. Orgulhe-se da sua própria habilidade para realizar o trabalho.
2- Esforce-se
Coloque em tudo o que faz o melhor de si, e chegue ao fim do dia com o sentimento de dever cumprido. Não dê hipótese ao seu interlocutor de não gostar de si.
3 - sorria
Sorria para toda a gente. Até para si quando se vê ao espelho do elevador do escritório. Um sorriso é um cartão de visita. Ao sorrir para alguém vai ter como resposta um sorriso também. Já diz o ditado: "Mil sorrisos por dia não sabe o bem que lhe fazia." (não é bem assim, mas soa bem não soa?)

4 - Deixe o seu "EU de Casa" em casa
Ao falar com um cliente ele não sabe se tem animais de estimação, 6 filhos, sogra chata........se o cliente está a falar consigo é porque precisa de um serviço. Se a sua cabeça estiver a funcionar com o "Eu de Casa" você não vai conseguir prestar um bom serviço. 
Lógico que existem exceções à regra. Tenho cliente com quem falo há tantos anos que acabei por acompanhar etapas da vida deles. Como na tentativa de falar com eles obtive respostas como: "Está de licença de maternidade; Está de baixa; Teve um problema e teve que sair mais cedo.". E como me preocupo com os meus clientes, é normal que pergunte pelo bebé, se está melhor ou se está tudo bem. Mas esta é uma relação que se cria com clientes de longa data e não com potenciais clientes.  
5 - Não leve as coisas para o seu lado pessoal
Os Clientes não têm muito a dizer sobre si. Eles apenas reagem no calor do momento, para o bem ou para o mal. É lógico que preferimos ouvir um elogio a uma critica, mas o que é importante é que apresentemos soluções e que no final o cliente fique sempre satisfeito.
6 - Seja humilde. 
Um trabalhador humilde personifica todas as qualidades descritas acima. Ele fornece serviços consistentes independentemente da atitude dos clientes. Ele sorri e tenta se dar bem com todos os que se cruzam no seu caminho, não permitindo que problemas pessoais ou negócios difíceis alterem suas ações. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA DA CRIANÇA - O nosso dia (>‿◠)✌

FACEBOOK E AFINS um mundo de coisas para aprender (⊙.⊙(☉̃ₒ☉)⊙.⊙)